domingo, 24 de fevereiro de 2008

Long time ago...

Este ano venho apredendo tantas coisas. Com podemos nos adaptar a tudo na vida. Prefiro resumir isso em uma frase que esta na minha cabeça faz tempo: "Quando fazemos duas vezes algo que um dia repudiamos, ela se torna comum e aceitável".Sinto que as pessoas estão mudando, não consigo mais achar amigos, amigos como um dia achei há poucos anos. Estou em fase de adaptação, preciso começar a minha contagem de 30 dias, embora ainda estou enrolando, para minhas mudanças. E prefiro fechar esse pequeno e rápido post com um poema que achei numa tese de doutorado. Acho que me serviu a carapuça.

Naquele outono, de tarde, ao pé da roseira de minha avó, eu obrei.
Minha avó não ralhou nem.
Obrar não era construir casa ou fazer obra de arte.
Esse verbo tinha um dom diferente.
Obrar seria o mesmo que cacarar.
Sei que o verbo cacarar se aplica mais a passarinhos.
Os passarinhos cacaram nas folhas nos postes nas pedras do rio nas casas.
Eu só obrei no pé da roseira da minha avó.
Mas ela não ralhou nem.
Ela disse que as roseiras estavam carecendo de esterco orgânico.
E que as obras trazem força e beleza às flores.
Por isso, para ajudar, andei a fazer obra nos canteiros da horta.
Eu só queria dar força às beterrabas e aos tomates.
A vó, então, quis aproveitar o feito para ensinar que o cago não é umac oisa desprezível.
Eu tinha vontade de rir porque a vó contrariava os ensinos do pai.
Minha avó, ela era transgressora.
No propósito ela me disse que até as mariposas gostavam de roçar nas obras verdes.
Entendi que obras verdes seriam aquelas feitas no dia.
Daí que também a vó me ensinou a não desprezar as coisas desprezíveis
E nem os seres desprezados.

(Manoel de Barros. Memórias Inventadas: A Infância)

Go bilus, go!

Creio que muito gente já leram a matéria sobre o primeiro homossexual que ganhou indenização por ser debochado de "veado", ja que a lei contr homofobia foi criada em 2002. Mas me pergunto, assim como a lei de racismo, a lei de homofobia tem grande falhas (ou seriam vantagens?). Quando uma palavra é considerada preconceituosa, pejorativa? Por que posso dar enfase as palavras? Isso é muito díficil de se definir, e pelo visto, para acabar com a guerra, somente jogando com a guerra, ou seja, voce faz o outro pagar pelo erro. Não sei se acho certo a punição atraves do dinheiro, acharia mais justo que esse tipo de crime fosse pago por serviços, no caso de alguem criticar um gay, ter que ajudar uma organição que visa a diversidade. Seria algo bem interessante, dar arma a guerra, vai apenas faze-la continuar por ruins longos anos...Para quem tem curiosidade de ler a matéria na integra, tem a opção do Folha de SP assinante, ou:
http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/02/20/caso_de_homofobia_gera_multa_de_15_mil_no_interior_de_sp-425744615.asp

Um comentário:

Anônimo disse...

OLA

PASSANDO P/ CONHECER

ADOREI SEU BLOG

WOOF

HAIRYBEARS
http://hairybears.blogspot.com/